Balanço revela que 68 mulheres foram eleitas para prefeituras mineiras

Celso Martins, Daniel Antunes e Ana Lúcia Gonçalves - Do Hoje em Dia
07/10/2012 às 21:02.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:54
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

O balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) revelou que 68 mulheres foram eleitas para comandar prefeituras do Estado. Elas representam 8,62% dos que foram eleitos. Nas eleições de 2008, apenas 51 conseguiram chegar ao cargo. Ainda segundo os dados, em 2013 teremos 197 vereadoras, 10,74% do total no legislativo.

Em Governador Valadares, o PT reelegeu Elisa Costa. A prefeita conseguiu 46.543 votos (32,29%), contra o novato André Merlo (PDT), que conseguiu 37.041 votos (25,70%). Apreensiva, Elisa Costa acompanhou a votação de casa, no bairro São Pedro acompanhada de amigos e lideranças da legenda. Depois da confirmação da vitória as ruas e avenidas de Valadares foram tomadas por carreatas feitos por militantes e apoiadores da candidata que se concentrou em frente a prefeitura onde foi armado um palanque improvisado. Elisa Costa ainda agradeceu os votos da população numa entrevista coletiva no comitê da coligação  "Para Valadares seguir em Frente'.

“Fizemos história quando nos elegemos prefeita de Valadares e agora, novamente, nesse momento que considero fundamental, ao quebrar um paradigma que era nunca ter reeleição na cidade. Isso significa que a cidade compreendeu nosso projeto, nosso governo. Valadares quer seguir em frente, dar mais um passo rumo ao desenvolvimento. Nós começamos e agora nossa tarefa é consolidar esse momento histórico”, diz a prefeita

Segundo Elisa Costa, a gestão pública é um aprendizado diário e os administradores precisam de tempo para conseguir realizar projetos estruturadores e transformadores.“Precisamos desse tempo de maturidade na gestão pública para modernizá-la e acelerar procedimentos”, completa. “Nosso segundo mandato será muito mais realizador e melhor para a população de Valadares”, promete.

Durante a campanha Elisa Costa adotou discurso de cautela. Ao invés de trocar farpas com adversários históricos como o PSDB, com quem a legenda travou acirrada disputa política nos últimos 12 anos, a petista teve como principal bandeira a implantação da escola em tempo integral e a instalação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Foi uma campanha propositiva, consolidada pelos projetos. A disputa foi grande e que nos exigiu bastante empenho, trabalho e dedicação” disse Elisa após votar no início da manhã no Minas Instituto de Tecnologia, no bairro Vila Bretas.

Com a vitória, o PMDB importante legenda da cidade nas décadas de 80 e 90, mas que nas últimas eleições havia participado apenas como coadjuvante, volta à prefeitura com o ex-prefeito Ronaldo Perim que formou chapa majoritária com Elisa. “Nosso vice prefeito vem somar muito conosco. Ronaldo Perim trouxe experiencia e seu trabalho realizador”, disse Elisa Costa.

Vale do Aço

Cecília Ferramenta PT da coligação "Para consertar de novo" venceu as eleições em Ipatinga maior colégio eleitoral do Vale do Aço com 175.945 mil eleitores. Com o resultado nas urnas, a legenda recupera a hegemonia perdida em 2004 quando Sebastião Quintão (PMDB) pôs fim ao governo petista que durava 16 anos. A ex- deputada estadual também entra para a história do município ao ser a primeira mulher eleita para o cargo em Ipatinga com 81.475 mil votos (61,54 %). Cecília é casada com o ex-prefeito Chico Ferramenta, que governou o município por três mandatos.

Durante toda campanha Cecília disputou os votos com a deputada estadual Rosângela Reis (PV) que ontem somou 29.417 mil votos. Daniel Cristiano do PCB teve 16.096 mil votos e o peemedebista Jesus Nascimento, que contava com o apoio do ex- prefeito Sebastião Quintão (PMDB) teve apenas 5.400 votos. Os dois últimos candidatos ainda não haviam disputado eleições municipais.

Antes mesmo de encerrar a contagem dos votos militantes da legenda foram para as ruas em carreatas e buzinaços. A festa terminou no Parque Ipanema, cartão-postal de Ipatinga.

PT vitorioso também em Coronel Fabriciano e Timóteo

Em Coronel Fabriciano, o PT confirmou hegemonia e elegeu Rosângela Mendes, apoiada pelo atual prefeito Chico Simões. A candidata venceu o deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB). O resultado nas urnas confirmou as pesquisas divulgadas no município que indicavam disputa acirrada. Rosângela teve 29.565 votos (52,05% ). Celinho computou 27.234 votos (47.95%)

Antes de chegar à prefeitura, a petista havia vencido eleições para vereadora por dois mandatos na década de 90. Durante campanha prometia continuar os projetos iniciados no atual governo entre eles a conclusão das obras do Parque Linear, considerado pelo atual governo como a solução para os constantes alagamentos provocados na cidade pelas cheias do Ribeirão Caladão..

O resultado decretou a terceira derrota de Celinho do Sinttrocel na tentativa de chegar à prefeitura. No último pleito Celinho foi o segundo colocado com 36,82% dos votos, contra 56,93% de Chico Simões.

Timóteo

Em Timóteo, o vereador Keisson Drumond será o novo prefeito da cidade, que tem cerca de 80 mil habitantes. O candidato, que cumpre seu segundo mandado no Câmara Municipal derrotou o atual prefeito, Sério Mendes (PSB) por diferença de 2.144 votos. A eleição promete por fim à instabilidade política vivida no município. Os dois últimos prefeitos reeleitos na cidade tiveram os mandatos impugnados e foram substituídos pelo segundo colocado

Na disputa, o petista contou com o apoio do ex-prefeito Geraldo Nascimento (PSOL), que também se candidatou a prefeito, mas renunciou no mês passado.

Ouro Branco, por sua vez, será comandada por Cida Campos, do PSD, que obteve 51,74% dos votos (11548). Ela derrotou Helio Campos (PSDB), que recebeu apenas 8.583 (38,45%).

(Atualizada às 00:12)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por