O atual líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), convidou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para participar da reunião em que será escolhido o novo líder, marcada para quarta-feira (3). O deputado só terá a confirmação da presença do ex-presidente nesta terça-feira (2), mas já informou que o presidente da sigla, Rui Falcão, participará do encontro.

A escolha do novo líder parte das três indicações da corrente petista Mensagem ao Partido. Disputam a vaga os deputados Afonso Florence (BA), Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG).

Sibá se reúne nesta segunda-feira (1), com Florence e anunciou que a escolha se dará por acordo. Ligado ao ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, Florence é o mais cotado para assumir a missão de enterrar na Câmara o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Se aceitar o convite de Sibá Machado, esta será a primeira aparição pública de Lula após a Operação Triplo X, 22ª fase da Operação Lava Jato. A intenção do PT é iniciar um movimento de defesa pública do ex-presidente da República. Amanhã, a sigla levará ao ar, em rede nacional, vídeos em que Rui Falcão diz que o País inteiro sabe o que Lula fez para melhorar a vida da população.