O banqueiro André Esteves renunciou na noite deste domingo (29) aos cargos de presidente executivo e de presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual. A decisão foi proferida após a confirmação de sua prisão por tempo indeterminado.

Com a renuncia, os sócios Persio Arida e John Huw Jenkins assumem como presidente e vice do conselho, respectivamente. Roberto Sallouti e Marcelo Kalim passam a dividir a presidência do banco. Estes dois seriam um dos melhores amigos do banqueiro. Arida, que assumiu interinamente a presidência da instituição na quarta (25), deixa a função.


Os sócios do BTG Pactual começam a discutir a compra da fatia de 28,8% do banqueiro e sua saída do banco. Os principais acionistas do BTG passaram a tarde e a noite de domingo (29) na sede do banco, em São Paulo. Fizeram contas, traçaram cenários e negociaram a venda de sua fatia na Rede D'Or, maior grupo de hospitais privados do país, enquanto aguardavam a decisão do ministro Teori Zavascki sobre o destino de Esteves.

A participação que o banqueiro tem no BTG valeria cerca de R$ 6,4 bilhões fazendo a conta pelo patrimônio líquido da instituição.

(*) Com agências