Os belo-horizontinos agora contam com dois novos postos de atendimento para cadastramento biométrico. Quinze guichês foram instalados no prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), que fica na avenida Prudente de Morais, número 320, bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da capital.

Além da coleta da biometria, no espaço será possível fazer o alistamento ou transferência do título. Segundo o TRE, o posto funcionará até 4 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outro centro provisório de cadastramento será instalado nesta quinta-feira (25) no Minas Shopping. Um ônibus TRE Aqui ficará disponível no estacionamento G2, até 8 de março, para facilitar o acesso dos eleitores. O atendimento no veículo será de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h.

Outros locais

Na capital, o eleitor pode comparecer, das 8 às 17 horas, às Centrais de Atendimento ao Eleitor (confira os endereços) ou aos postos da Justiça Eleitoral instalados na Câmara Municipal (Avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia) e no Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto), que funcionam de 13 a 17 horas.

Agendamento e documentação

De acordo com o TRE-MG, o eleitor pode agendar pelo Disque-Eleitor (148) ou pelo site o horário de atendimento para recadastramento. Quem for fazer o recadastramento biométrico deve levar um documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Jovens de 16 e 17 anos podem aproveitar a oportunidade e fazer o título de eleitor para votar nas Eleições 2016. Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, a carteira de motorista e o passaporte não são aceitos. Eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos têm que apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Desde setembro de 2015, o TRE-MG realiza o cadastramento biométrico em BH e outras cidades de Minas. Na capital, mais de 100 mil eleitores tiveram as digitais identificadas. e, em Minas, mais de um milhão de eleitores já estão identificados.  Por enquanto, o cadastramento biométrico não é obrigatório no Estado.