Bill Clinton abraça defesa de Barack Obama nas eleições dos EUA

AFP
06/09/2012 às 06:48.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:03
 (Mladen ANTONOV/AFP)

(Mladen ANTONOV/AFP)

CHARLOTTE - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton fez uma inflamada defesa da gestão econômica de Barack Obama, no discurso pronunciado na quarta-feira (5) na Convenção Democrata em Charlotte, que terminou com um abraço entre os dois líderes democratas.

"Eu ou qualquer outro presidente não seria capaz de solucionar, em apenas quatro anos, os problemas que Obama encontrou", disse Clinton em seu discurso de quase uma hora na Time Warner Arena de Charlotte, na Carolina do Norte.

Bill Clinton acusou os republicanos de deixar um "desastre total" para a administração de Obama e afirmou que apenas o atual presidente tem a capacidade de recuperar a economia do país.

O argumento dos republicanos contra Obama é bastante simples: 'se deixamos um desastre total e até agora ele não solucionou isto, então devemos despedi-lo e voltar outra vez", destacou o ex-presidente. "Prefiro de longe o argumento para a reeleição de Obama: herdou uma economia profundamente deteriorada, impediu sua queda e iniciou o longo caminho da recuperação, estabelecendo as bases para uma economia mais moderna, mais equilibrada, que produzirá milhões de novos empregos, de novas empresas dinâmicas e muito mais riqueza".

Clinton, 66 anos, que goza de grande popularidade nos Estados Unidos, fez um discurso inflamado para defender a gestão econômica de Obama, que garantirá saúde, educação e empregos dignos para todos os americanos.

"A questão aqui é: Em que tipo de país vocês querem viver? Se querem um país no qual estão por conta própria, no qual apenas o vencedor leva tudo, então devem apoiar a candidatura republicana, mas se querem um país de prosperidade compartilhada, de responsabilidade compartilhada, com uma sociedade na qual todos estão juntos, precisam votar em Barack Obama e Joe Biden".

Antes do discurso de Clinton, o congressista americano Luis Gutiérrez advertiu que o republicano Mitt Romney será um "pesadelo" para os imigrantes ilegais se for eleito presidente dos Estados Unidos.

Representante do estado de Illinois, Gutiérrez foi o primeiro orador do segundo dia da Convenção Nacional Democrata e se concentrou no tema da imigração, visando o eleitorado hispânico.

"Agora, os Estados Unidos enfrentam uma decisão clara e crua: O futuro de mais de um milhão de pessoas será decidido nesta eleição. Não podemos permitir que o futuro desta gente seja negado", disse Gutiérrez ao contar o caso de uma estudante da Carolina do Norte beneficiada pela recente decisão do presidente Barack Obama de suspender temporariamente as deportações de estudantes ilegais.
   
"Mitt Romney quer mandá-los de volta. Esta eleição vai determinar se os melhores estudantes de nossas escolas superiores, capitães de equipes de futebol e presidentes de grêmios estudantis serão tratados com respeito ou se vão receber tratamento de suspeitos e delinquentes", destacou Gutiérrez.
   
O congressista latino afirmou que Obama é o "presidente que está protegendo os imigrantes" e advertiu que os "sonhadores" - como são chamados os estudantes ilegais - terão seus sonhos destruídos por Mitt Romney, que os converterá em "pesadelos".
   
Romney tem se manifestado abertamente contra o "dream act", que beneficia estudantes ilegais ameaçados de deportação.
   
Benita Veliz, uma imigrante mexicana ilegal de 27 anos que vive e estudou nos Estados Unidos, contou sua história na Convenção, após o discurso de Gutiérrez.
   
"O presidente Obama vai lutar pela reforma migratória e espero que possa aprovar o Dream Act", disse Veliz, criada no Texas.
   
A jovem falou em nome dos "sonhadores", que "estão na mesma situação que eu devido às leis atuais", que os impedem de progredir no país onde foram criados e educados.

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por