Às vésperas do segundo turno das eleições, Jair Bolsonaro (PSL) aparece na liderança com 55% dos votos válidos, os contabilizados para a eleição, na pesquisa divulgada na noite deste sábado (27) pelo Datafolha, um ponto percentual menor do que na última pesquisa. Fernando Haddad (PT) aparece com 45% dos votos e diminui a distância entre os candidatos. Na pesquisa anterior, o petista estava doze pontos atrás do candidato do PSL, agora, a diferença é de 10 pontos.

No total de votos, que inclui os brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro também segue na liderança, mas a vantagem é ainda menor. O deputado tem 47% das intenções e Haddad tem 39%, na pesquisa anterior a diferença era de dez pontos perceituais. Eleitores que decidiram anular ou votar em branco representam 8%, enquanto os indecisos são 5%.

A pesquisa, encomendada pela Globo, entrevistou 18371 eleitores entre os dias 26 e 27 de outubro, distribuídos entre 340 municípios brasileiros. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02460/2018.

Ibope

A pesquisa Ibope, contratada pelo O Estado de São Paulo, também teve resultados divulgados neste sábado (27) e também trazem Jair Bolsonaro na liderança com 54% das intenções de votos válidos, três pontos a menos do que na pesquisa realizada no dia 23 deste mês. Fernando Haddad (PT), por sua vez, cresceu três pontos e tem 46% dos votos válidos.

Considerando os votos brancos, nulos e indecisos, a distância entre os candidatos é ainda menor. Bolsonaro ainda lidera com 47%, mas Haddad aparece logo atrás, com 41%. O petista cresceu quatro pontos desde a última pesquisa e Bolsonaro caiu três.
Os eleitores que declararam a intenção de anular o voto ou votar em branco somam 10% e os que não souberam ou não opinaram são 2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 27 de outubro e entrevistou 3060 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Leia mais:
Última pesquisa Datafolha antes da eleição traz Zema com 70% das intenções; Anastasia tem 30%