Começa nesta quarta-feira cadastramento biométrico dos eleitores de BH

Hoje em Dia
08/09/2015 às 17:46.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:41
 (Sarah Lima/CCS)

(Sarah Lima/CCS)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa nesta quarta-feira (9) o cadastramento no sistema biométrico dos eleitores de Belo Horizonte. A coleta de dados terá início às 9 horas, durante a inauguração de mais um endereço de atendimento ao leitor. O novo espaço da Justiça Eleitoral fica na avenida Cristiano Machado, 1.708, bairro Cidade Nova, região Nordeste da capital. O presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, participa da solenidade.

De acordo com o órgão, a partir de agora, os eleitores de BH que procurarem a Justiça Eleitoral para fazer alistamento, transferência de título, segunda via e atualização dos dados terão as digitais coletadas, assim como sua foto de rosto. Com isso, esses eleitores votarão nas eleições 2016 com identificação biométrica.

“Aconselhamos a todos que façam a biometria para que votem de modo mais seguro e moderno nas próximas eleições, embora, no caso de Belo Horizonte, o comparecimento do eleitor para a coleta dos dados biométricos ainda não seja obrigatório”, explica o presidente do TRE.

Em 2016, a votação nas cidades que não fecharem 100% na coleta de dados biométricos do eleitorado poderá ser feita com a identificação mista do eleitor: quem se cadastrou biometricamente, será identificado dessa forma; os demais serão identificados da maneira tradicional, na mesma urna.

Cadastro

Em BH, estão sendo instalados 40 equipamentos para coleta da biometria, nos quatro endereços de atendimento (Lourdes, Cidade Nova, Barreiro e Venda Nova), que funcionam das 8h às 17 horas. O eleitor pode procurar qualquer desses locais, independentemente da zona eleitoral ao qual está vinculado.

O eleitor tem que levar o comprovante de endereço para ser atendido. Para aqueles que vão fazer o título pela primeira vez, a identificação não pode ser feita pela carteira de motorista e, no caso do sexo masculino, os que têm mais de 18 anos devem levar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Agendamento

O eleitor que agendar horário com antecedência pelo site do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br) terá prioridade no atendimento. É possível também agendar o atendimento pelo Disque-Eleitor: 148.

Belo Horizonte, com 1,9 milhão eleitores e 18 Zonas Eleitorais, será a 100ª cidade do Estado onde a biometria será implantada pela Justiça Eleitoral. Atualmente, já estão cadastrados na biometria mais de 600 mil eleitores mineiros. Até o final do ano, o atendimento biométrico terá chegado a eleitores de 244 municípios de Minas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por