Divisão do PMDB de Minas Gerais fica mais acirrada

Ana Flávia Gussen - Hoje em Dia
01/03/2014 às 08:59.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:22
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Insatisfeita com a condução do PMDB de Minas, parte da executiva estadual decidiu isolar o presidente em exercício, deputado federal Saraiva Felipe. Eles autoconvocaram uma reunião do diretório para rever decisões que, de acordo com eles, foram tomadas unilateralmente pelo presidente.

Dos 13 membros da executiva 11 assinaram a convocação da reunião, com exceção de Saraiva e do senador Clésio Andrade. Essa é a primeira vez que a medida extraordinária – que permite a realização da reunião sem a presença do presidente – é usada pelo partido. Ela é prevista no estatuto do PMDB.

Uma das decisões de Saraiva que desagradou aos correligionários foi a “reanotação” do diretório do PMDB de Belo Horizonte. Em processo de impugnação por irregularidades registradas na convenção de 2012, Saraiva teria revalidado o diretório da capital sem consultar seus pares.

A anotação de outros diretórios no interior também está na pauta da reunião. A data ainda não foi definida, mas a reunião deve ser realizada após o recesso de Carnaval. Além de rever decisões do presidente, a medida pode desgastar Saraiva nas negociações com lideranças de outros partidos para as eleições desse ano.

Dividido

O PMDB de Minas está dividido entre as teses de candidatura própria e aliança com PT. Ao lado de Clésio, Saraiva defende a candidatura própria. Outra parte apoia uma aliança com o PT, onde o PMDB levaria a vaga de vice na chapa de governador, além do Senado.

Questionado se a autoconvocação é uma estratégia para isolar o dirigente, o secretário-geral do partido, deputado Sávio Souza Cruz desconversou. “Todo gesto tem um significado e cabe aos atores envolvidos interpretarem o significado disso”, declarou o parlamentar.

Desde que as negociações para as eleições desse ano começaram, o partido se dividiu. Além disso, rumores de que alguns dirigentes estariam se encontrando com lideranças do PSDB ajudaram a piorar o clima no diretório.

Pré-lançamento

Em reunião da executiva realizada na segunda-feira, o presidente do PMDB, Saraiva Felipe, falou que o partido pretende fazer um evento em março para lançar a pré-candidatura de Clésio Andrade ao governo de Minas. Ele teve apoio de prefeitos e outras lideranças. O Hoje em Dia tentou contato com Saraiva Felipe, mas ele não atendeu ao telefone. A assessoria de imprensa informou que ele estava em consulta médica.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por