Ex-nanico, PTdoB vira o "dono" da Câmara Municipal de BH

Humberto Santos - Hoje em Dia
08/10/2013 às 06:28.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:09

Após o período de filiação partidária com vistas às eleições de 2014, o PTdoB comemora ter se tornado a maior bancada na Câmara Municipal de Belo Horizonte com sete vereadores. Além da filiação do presidente da Casa, Léo Burguês, o número leva em conta que os vereadores Gunda e Pablito também teriam ingressado na legenda. Com isso, a sigla ultrapassaria o PT e o PSB do prefeito Marcio Lacerda, que possuem seis representantes cada.

Pablito deixou o PSDB no sábado (5) e anunciou a filiação ao PV. No mesmo dia, à noite, teve um encontro com o presidente nacional do PTdoB, deputado federal Luís Tibé. Após este encontro, Pablito teria decidido ingressar no partido, segundo colegas que pediram anonimato. O ex-tucano não compareceu à Câmara na segunda-feira (7), mas por telefone, classificou a história como “boato”.

Gunda também não compareceu, mas membros do partido confirmam a filiação do então parlamentar do PSL.

Mesa

O tamanho da legenda já causa polêmica na Casa. A sigla passa a ter quatro cargos na Mesa Diretora, composta por seis membros, e poderia tomar todas as decisões sozinhos. O secretário-geral, Leonardo Mattos (PV), pediu a renúncia de algum dos representantes para dar equilíbrio às bancadas.

“É um problema de ordem prática. A Mesa não tem condição de deliberar democraticamente. Qualquer decisão estará comprometida. Tem que respeitar a proporcionalidade das bancadas”, diz.

O segundo vice-presidente da Casa, Orlei (PTdoB), defendeu a manutenção dos quatro representantes do partido na Mesa. “Além de não ter outros interessados, isso foi decidido na eleição. Daqui a um ano e pouquinho tem outra”, rebateu.

Leonardo Mattos pretende apresentar um projeto para alterar o Regimento Interno, de forma que seja incluída a proporcionalidade das bancadas na formação da Mesa.
 
Legenda surgiu de dissidência do PTB
 
O PTdoB surgiu de uma dissidência do PTB em 1989, mas o registro definitivo da legenda só foi concedido em 1994. Só foi eleger o primeiro deputado federal em 2006, com Vinícius Rapozo pelo Rio de Janeiro. Em 2010, elegeu quatro federais, entre eles o atual presidente estadual e nacional, Luís Tibé. O parlamentar deixou o mandato na Câmara de BH pela metade para assumir o de deputado.

Em 2012, a sigla conseguiu eleger 26 prefeitos pelo país. Segundo o TSE, em agosto deste ano o partido possuía 165.769 filiados em todo o Brasil, sendo 16.571 em Minas Gerais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por