Ex-presidente do Supremo diz que Fachin é 'escolha feliz' de Dilma

Agência Estado
14/04/2015 às 20:36.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:38
 (PRISCILA FORONE/ESTADÃO CONTEÚDO)

(PRISCILA FORONE/ESTADÃO CONTEÚDO)

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Veloso, disse nesta terça feira (14), que a presidente Dilma Rousseff fez "uma escolha feliz" ao indicar para a cadeira de Joaquim Barbosa na Corte máxima o professor e jurista Luiz Fachin.

"Luiz Fachin é um grande jurista, é um homem do Direito que recentemente foi eleito para a Academia Brasileira de Letras Jurídicas", declarou Veloso. "Foi uma escolha muito feliz da presidente Dilma."

O ex-ministro, que durante 16 anos atuou no Supremo, lembrou que a Corte "é uma casa de grandes questões jurídicas".

"O Supremo tem sido visto ultimamente como uma Corte penal, mas é na realidade uma Corte constitucional. Por isso, a escolha do professor Fachin é excelente. O que mais importa para o Supremo é o fato de que aquele que exerce o cargo de ministro seja um expert, um jurista com uma visão ampla do Direito, principalmente do Direito público e do Direito constitucional, que é o caso de Luiz Fachin."

O advogado criminal Antonio Cláudio Mariz de Oliveira desejou que Fachin "cumpra com competência as suas novas e elevadas funções, como cumpriu até agora aquelas que lhe foram cometidas". Mariz de Oliveira, porém, fez uma ressalva. "Especialmente faço votos que ele represente no Supremo o garantismo penal para fazer frente a essa cultura punitiva que tem tomado conta inclusive da magistratura brasileira."
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por