Ibope: Lacerda tem 46% das intenções de voto em BH

Marcelo Portela
16/08/2012 às 21:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:31
 (Montagem sobre fotos do Arquivo Hoje em Dia)

(Montagem sobre fotos do Arquivo Hoje em Dia)

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (16) mostrou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), com 46% das intenções de voto, 23 pontos à frente do principal adversário, o ex-ministro Patrus Ananias (PT), que teve 23% de preferência do eleitorado. Ambos oscilaram dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, em relação à pesquisa divulgada no último dia 3, quando o socialista apareceu com 43% das intenções de voto, contra 21% do petista.

O levantamento divulgado nesta quinta, encomendado pela TV Globo, mostrou ainda estabilidade das candidatas Vanessa Portugal (PSTU), com 2% das intenções de voto, e Maria da Consolação Rocha (PSOL), com 1%. Como na primeira pesquisa, Alfredo Flister (PHS), Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO) não atingiram, juntos, nem 1% de preferência do eleitorado.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 805 pessoas na capital entre 13 e 15 de agosto, 13% do eleitorado declarou voto branco ou nulo, contra 15% do resultado anterior. Já o porcentual daqueles que não sabem em quem vão votar ou não responderam passou de 19% para 15%.

Considerando um possível segundo turno entre Lacerda e Patrus, a pesquisa apontou vitória do atual prefeito com 48% da preferência, contra 28% para o petista. Entre os pesquisados, 9% declararam voto branco ou nulo, enquanto 14% disseram que não sabem em quem votariam ou se recusaram a responder.

Rejeição

A pesquisa também verificou o índice de rejeição dos candidatos. Pepê ainda lidera o ranking, com 13%, contra 14% na pesquisa divulgada no início do mês, seguido por Vanessa Portugal, que manteve os mesmos 13%. Já o índice de eleitores que declararam não votar em Lacerda passou de 13% para 19%, enquanto a rejeição a Patrus cresceu de 12% para 18%. Maria da Consolação Rocha foi rejeitada pelos mesmos 7%, quanto Tadeu Martins passou de 6% para 8% e a rejeição a Alfredo Flister aumentou de 4% para 7% do eleitorado.

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por