Inelegível por uso de ambulâncias, Pinduca tenta regularizar prática

Amália Goulart e Ana Flávia Gussen - Hoje em Dia
21/06/2013 às 07:42.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:19

Declarado inelegível por usar ambulâncias particulares para transportar pacientes em troca de voto, o deputado estadual Pinduca Ferreira (PP) parece não ter aprendido a lição. Agora, o parlamentar conhecido como “pai dos pobres”, além de continuar oferecendo seus “serviços” para a população, ainda tenta, por meio de uma proposta de emenda constitucional (PEC), legalizar o malfeito.

A matéria já está em tramitação na Assembleia e conta com assinatura de dezenas de deputados. O texto de Pinduca permite que pessoas físicas e empresas façam transporte de pacientes em ambulâncias próprias para unidades de saúde. “Ações e serviços de saúde, que incluirão o de transporte de doentes (...) cabem ao poder público sua fiscalização, regulamentação e controle, na forma da lei, autorizado a qualquer pessoa física ou instituição privada a prestação dos serviços de transportes de doentes para hospitais e clínicas, independentemente de concessão, autorização ou liberação do poder público, desde que não remunerada”, registra trecho da PEC que dá nova redação ao artigo 187 da Constituição estadual.

O motivo alegado é a dificuldade do governo de prestar o serviço à população. “Por mais esforços que os entes públicos façam a prestação dos serviços de saúde não satisfazem a população”. (sic)

Ambulâncias

Como o Hoje em Dia apurou, o “pai dos pobres” continua prestando seus “serviços” ambulatoriais, mesmo com a prática ainda sendo vedada.

A relação de Pinduca com as ambulâncias não se restringe a isso. Além de manter o serviço, somente neste ano nove cidades mineiras foram agraciadas com ambulâncias por meio do deputado, e entregues pessoalmente por Pinduca. Por onde passa, ele divulga as “doações” com fotos, acompanhado de lideranças, em frente aos veículos.

Em Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte, ele recebeu congratulações da Câmara após entrega de um veículo. “Os vereadores congratulam pela doação ao município de Sete Lagoas de uma ambulância... O amigo, deputado Pinduca, quando então vereador em Betim, recebeu o título de “pai dos pobres”, isto por seu espírito humanitário”, registrou a moção de congratulação.

Em outro episódio, na cidade de Igarapé, na região metropolitana, Pinduca divulgou um panfleto que trazia os números da “doação” do veículo. Ele sugere que a doação teria sido feita com recursos das emendas parlamentares no montante de R$ 44 mil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por