'Lobo não é o primeiro que eles matam', diz sobrevivente de confronto no MA

Estadão Conteúdo
Publicado em 06/11/2019 às 09:27.Atualizado em 05/09/2021 às 22:34.
 (Wesley Rodrigues/Hoje em  Dia)
(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

Lércio Souza Silva, indígena sobrevivente de confronto no MA

1.Como Paulino foi baleado?

A gente estava caçando na mata, procurando qualquer coisa que encontrasse: tatu, anta, porcão-do-mato. Aí resolvemos parar na lagoa para e pegar água para beber. Ficamos por ali para ver se a caça também ia beber água quando de repente as pessoas chegaram atirando. Eles estavam muito próximos, uns quatro ou cinco metros. Ouvimos o barulho mas não deu para saber que era gente. Pensamos que era caça.

2.Vocês estavam com armas de fogo?

Quando olhei, meu companheiro já estava caído no chão, com a mão no pescoço. Foi muito rápido. A gente tinha espingarda de caça mas eu não tive tempo de reagir. Não vi o Lobo (apelido de Paulino) atirando.

3. O que você fez depois?

Eu estava ferido. Levei um tiro nas costas e outro no braço e me escondi. Quando eles deram um tempo no tiroteio saí correndo. Corri 10 quilômetro a pé, ferido, na floresta. Lobo não é o primeiro que eles matam. Ele já tinha sido ameaçado. No começo do ano foi um pistoleiro ameaçar lá na casa dele. É por causa do nosso trabalho na proteção da mata.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Revoltante ter mais um guerreiro guardião ASSASSINADO pelas mãos dos Madeireiros que insistem em invadir a terra indígena Araribóia, destruindo a floresta sagrada do povo Guajajara, do povo Awá Guajá (isolados) e consequentemente do mundo, pq os benefícios que ela traz são pra todos . Paulino Guajajara na primeira foto foi assassinado com um tiro no rosto em um conflito com madeireiros e Laércio Guajajara, da segunda foto, foi baleado no braço, mas está fora de perigo.(por enquanto) Pessoalmente , Paulino me falou varas vezes durante a missão " Guerreiro, estão nos caçando, colocaram minha cabeça a prêmio, tanto a minha, quanto a do meu pai" Mas a verdade é que todos os guardiões tem suas cabeças a "prêmio"!!!!! Estive em missão com eles mês passado e vi na pele a barbárie que está instaurada na TI arariboia. Estava indo me encontrar com eles nesse domingo para acompanhar a nova missão, porém tudo mudou, e eu adiantei minha passagem para chegar hoje e acompanhar de perto todo esse conflito ! Que Tupã receba Paulo Paulino em seus braços e traga paz pro coração da sua esposa, dos seus filhinhos e do seu pai Ze Maria, grande cantor e guardião da cultura Tenetehara. Vamos refletir!!!! Até quando isso vai continuar???????? . . . #documentario #iwazayzar #guajajara #amazonia #awaguaja #maranhao #saoluis #indigenas #demarcaçãojá #culturaindigena #povosindigenas #resistência #resistirparaexistir #guardiões #natureza #filmenacional #filmebrasileiro #cinemadeguerrilha #cinema #cinemanacional #doc #causaindigena #brasil #brazil #antropologiavisual #audiovisual #fotografia #prayforamazonas

Uma publicação compartilhada por Taciano Brito (À'ràwi) (@tacianodbrito) em

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por