Marta Suplicy assume Ministério da Cultura com saída de Ana de Hollanda

Tânia Monteiro
11/09/2012 às 16:00.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:11
 (Wilson Dias/ABr)

(Wilson Dias/ABr)

O Palácio do Planalto confirmou nesta terça-feira (11) a saída de Ana de Hollanda do ministério da Cultura e o convite à senadora Marta Suplicy (PT-SP) para ocupar o cargo. Em nota oficial, a Secretaria de Imprensa informa que a presidente Dilma Rousseff convidou a senadora Marta Suplicy para assumir o ministério em substituição à artista e compositora Ana de Hollanda. A posse será realizada na próxima quinta-feira, às 11 horas, em solenidade no Palácio do Planalto.

Segundo a nota, a presidente "agradeceu o empenho e relevantes serviços prestados ao País" pela ministra Ana de Hollanda, que estava no cargo desde janeiro de 2011. Além disso, manifestou a confiança de que Marta, "que vinha dando importante colaboração do governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da cultura nos últimos anos".

O convite à Marta foi feito nesta terça pela manhã, por telefone, e no início da tarde a senadora voltou a conversar com Dilma para acertar o horário da posse.

Desde o início do governo Dilma no ministério, Ana de Hollanda enfrentou críticas contra sua gestão. Quando assumiu a pasta, em 2011, a cantora Ana de Hollanda alterou o andamento de projetos dos antecessores Gilberto Gil e Juca Ferreira, entre eles o projeto de reforma da lei de direitos autorais.

Em março deste ano, sua situação ficou mais delicada após denúncias de que o MinC advogou em favor do Escritório de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad) em um processo no qual a instituição autoral era acusada de cartelização e gestão fraudulenta. Na ocasião, se disse vítima de uma “campanha de má-fé” e criticou a cobertura da imprensa no caso.

Em seguida, artistas, intelectuais e militantes pediram publicamente sua saída da pasta em um manifesto eletrônico, em que apontavam o despreparo de Ana de Hollanda para ocupar o cargo.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por