Ministro e secretário trocam críticas sobre a saúde na capital

Humberto Santos e Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
12/08/2012 às 12:20.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:23
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A gestão do sistema de saúde da capital gerou mais troca de farpas na campanha entre os dois principais candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.

No último sábado (11), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o candidato Patrus Ananias (PT) seria o mais adequado para aplicar recursos do governo federal na capital. O secretário de Saúde do prefeito Marcio Lacerda (PSB), Marcelo Teixeira, questionou a falta de apoio do Planalto.

“Patrus vai ter liderança e prioridade de estar junto com profissionais da saúde e aproveitar ao máximo recursos do governo”, disse Padilha.

Questionamento
Teixeira destacou a administração do prefeito na área. “Na gestão anterior tivemos a estagnação do programa Saúde da Família. Expandimos mais de 60 equipes. Os anos que antecedem a gestão do Marcio são de redução de leitos hospitalares”, rebateu.

O secretário também fez uma cobrança ao ministro. “A prefeitura solicitou ao governo federal R$ 25 milhões para sustentar o programa 100%SUS, que implantou 827 leitos em três anos e até agora não obtivemos resposta”, reclamou.

Segundo Teixeira, o pedido foi realizado em abril, antes do rompimento da aliança do PT com o PSB. “É muito preocupante ouvir de um representante do governo federal que ele só vai dar apoio para a cidade se ela for governada pelo partido da presidente”, completou.

Recado
O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, mandou recado para Marcio. “Temos um candidato que implantou o Bolsa Família, o maior programa de proteção social do mundo. Se vamos discutir essa questão, não precisa começar, porque que já ganhamos”, disse.

Neste domingo, tanto Marcio quanto Patrus gravam cenas para o programa eleitoral . Enquanto o socialista faz as imagens na capital mineira, o petista está em São Paulo, onde grava depoimento com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula é a aposta de Patrus para começar a subir nas pesquisas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por