MP investiga mensagem que cita prefeito de BH em reunião do viaduto

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
11/05/2015 às 06:52.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:58
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Nova mensagem eletrônica da testemunha-chave da investigação da queda do viaduto Batalha dos Guararapes cita a participação do prefeito Marcio Lacerda (PSB) em uma reunião para discutir a obra da Copa do Mundo. Indiciada no inquérito da Polícia Civil, a arquiteta e diretora aposentada da Sudecap, Maria Cristina Novais Araújo, prestará depoimento, amanhã, na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte para falar sobre o teor dessa reunião com o prefeito.

De acordo com o promotor Eduardo Nepomuceno, que apura indícios de que Lacerda teria sido alertado anteriormente sobre os riscos do projeto, Maria Cristina enviou e-mail para o então secretário de Obras e presidente da Sudecap, José Lauro Nogueira Terror, no qual relata seu descontentamento com os rumos do encontro com o prefeito.

Na conversa, segundo o promotor de Justiça, a arquiteta disse que, da forma como transcorreu aquela reunião, ela saiu tachada de “incompetente”. Em entrevista coletiva, concedida na última quarta-feira, Lacerda admitiu participar de reuniões sobre a obra. O prefeito, no entanto, nega ter discutido detalhes sobre a qualidade do projeto.

“Sempre participei de reuniões de acompanhamento de cronograma de obras, ou seja, cumprimento de compromissos da prefeitura com a cidade e com os programas federais. Nunca entrei em discussão de detalhes referentes à qualidade do projeto. A Sudecap é uma grande empresa contratadora e gerenciadora de projetos, que tem essa qualificação”, declarou Lacerda.


Mensagens

Um dia antes da fala de Lacerda, a Polícia Civil revelou o teor de dois e-mails de Maria Cristina para servidores da prefeitura envolvidos no empreendimento, entre eles e Lauro Terror. Nas mensagens, ela questiona sobre “erros graves” que poderiam comprometer a sustentação do viaduto.

Em 18 de fevereiro de 2013, a arquiteta alerta sobre inexistência de projeto e ameaça abandonar a obra para se fazer ouvida. “Considero o momento atual como o caos. A solução deste problema demanda recurso humano. Não há como negar isto mais!”.

Além da Polícia Civil e Ministério Público, a Polícia Federal (PF) em BH tem inquérito aberto para investigar todas as obras do PAC Mobilidade, incluindo o viaduto dos Guararapes.

 

Na Prodabel, ex-de Obras evita falar sobre indiciamento

Indiciado por duplo homicídio com dolo eventual, 23 tentativas de homicídio e crime de desabamento, o ex-secretário de Obras e ex-presidente da Sudecap, José Lauro Nogueira Terror, até atendeu ao telefonema da reportagem, mas não quis conceder entrevista.

Hoje no cargo de presidente da Prodabel, autarquia da prefeitura, Terror alegou estar em reunião durante toda a última sexta-feira.

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) também não quis se manifestar. Por meio de nota, a prefeitura alegou que Lacerda não foi indiciado no inquérito policial por ausência de elementos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por