No julgamento de "Bola", promotor Henry Vasconcelos comenta PEC 37

Milson Veloso e Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
24/04/2013 às 09:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:06

O promotor Henry Vasconcelos conversou rapidamente - e com exclusividade - com o Portal Hoje em Dia nesta quarta-feira (24), no terceiro dia de julgamento do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o "Bola", no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, na Grande BH.

Ele comentou, brevemente, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, que tem como objetivo impedir que o Ministério Público faça investigações e garante às polícias a exclusividade nesses procedimentos.

Henry Vasconcelos evitou se aprofundar no tema, justificando estar se dedicando ao júri desta semana, mas afirmou que não aprova a proposta. "Obviamente, sou contra essa PEC, mas não vou me alongar sobre esse assunto porque estou muito concentrado no julgamento", disse.

Por outro lado, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR) defende que o combate à corrupção não será prejudicado e nem a impunidade crescerá com a aprovação da PEC.


Protestos

A medida é polêmica e tem ganhado destaque no país. O Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça realiza, nesta quarta-feira (24), um ato contra a PEC em Brasília. Caravanas com promotores e procuradores de vários estados foram à capital federal e devem participar da ação.

De acordo com o Ministério Público de Goiás, que organizou uma comitiva para o evento, as manifestações começam pela manhã e continuam ao longo do dia. Às 15 horas, está prevista a entrega ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, da “Carta de Brasília” e das petições públicas contra a proposta.

Ainda segundo o MP, o objetivo das mobilizações é sensibilizar a sociedade e os parlamentares sobre o risco de aprovação do projeto, considerado um retrocesso democrático e um incentivo à impunidade.

Na segunda-feira (22), o Ministério Público de São Paulo realizou uma manifestação por meio do Twitter, em protesto contra a PEC. 

Ao longo do fim de semana, diversas ações pelo Brasil também chamaram a atenção para as mudanças. Em BH, cerca de 200 pessoas participaram, no sábado (20), da Marcha Nacional Contra a Corrupção, que teve como um dos temas justamente a proposta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por