Novidade na eleição, e-título não cola e tem baixa adesão

Bruno Inácio
binacio@hojeemdia.com.br
07/10/2018 às 14:04.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:51
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Inovação para esta eleição, o título de eleitor digital, chamado de e-título, um aplicativo de lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não colou nessas eleições. Nas seções eleitorais da região metropolitana de Belo Horizonte, poucos eleitores usaram o recurso, que não dispensa o uso de identidade, mas substitui o documento de papel.

Segundo o Tribunal, 6,3 milhões de brasileiros baixaram o aplicativo. Mas pelo menos na manhã deste domingo (7), a maioria dos eleitores estava com o tradicional título de papel em mãos na hora de votar. A maioria dos eleitores disse que não sabia da novidade. "Foi pouco divulgado, eu realmente não sabia que tinha isso. Muita gente não deve nem saber disso.", contou a estudante Ariana de Oliveira, de 26 anos.

Não foi o caso do operador de empilhadeira Daniel Soares Ferreira, de 40 anos. Foi pela tela do celular que ele encontrou o local de votação na Escola Estadual Helena Guerra, no bairro Eldorado, em Contagem. "Acho muito mais prático, porque não é necessário carregar o documento, sem contar que fica tudo aqui na palma da mão", afirmou.

Contudo, o título eletrônico não dispensou o trabalho que Ferreira teve para achar a sala em que a seção dele estava. É que algumas escolas de Contagem tiveram uma reorganização das seções e, por isso, houve um pequeno tumulto na hora dos votantes encontrar a sala certa para registrar o voto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por