OAB pede fim de financiamento privado de partidos para combater corrupção

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
16/03/2015 às 17:30.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:22

O fim do financiamento privado dos partidos políticos é um dos motes da Campanha de Combate à Corrupção, lançada nesta segunda (16) pela regional de Minas Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) na sede da entidade, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento foi realizado um dia após as manifestações populares, que levaram cerca de 1,5 milhão de pessoas às ruas.

De acordo com o presidente OAB-MG, Luís Cláudio Chaves, ao doar dinheiro para as campanhas políticas as empresas acabam por interferir no futuro do país de acordo com o interesse econômico delas mesmas. “As empresas financiam candidatos de todos os partidos de forma que elas tenham benefícios no futuro, e isso tem que acabar”, afirma o presidente.

Além de acabar com o financiamento das campanhas, a OBA propõe a criminalização do Caixa 2 nas corridas eleitorais, a modificação da legislação, de forma a criar dispositivos no Código de Processo Penal para que os processos de corrupção tenham prioridade de tramitação e julgamento e a regulamentação da Lei Anticorrupção. “Sem a regulamentação, a Lei não é aplicada”, critica o presidente da OAB-MG.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por