Parlamentares pretendem garantir maior representatividade feminina nos espaços de poder e decisão
 
Jô Moraes, deputada federal (PCdoB-MG)
 
"As bancadas femininas na Câmara e no Senado estão preparando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela paridade de representação feminina nos parlamentos. A ideia é garantir que 50% das cadeiras nos legislativos sejam destinadas às mulheres. Essa cota começaria com 30% das cadeiras na primeira eleição, após a aprovação da PEC, e esse percentual iria crescendo em 5%, a cada eleição, até chegar aos 50%”. 
 
Brunny Gomes, deputada federal (PTC-MG)
 
“Pretendo apresentar um projeto para que pessoas enquadradas na Lei Maria da Penha sejam impedidas de candidatar a cargos eletivos, assim como já ocorre com a Lei da Ficha Limpa. Essa é minha primeira meta. Também vou trabalhar para ampliar a participação da mulher na política. Hoje, a bancada feminina é de apenas 51 mulheres, nem 10% do total de parlamentares”
 
Deputada Brunyy Gomes (PTC-MG)
Deputada Brunyy Gomes (PTC-MG) Foto: Facebook
 
Elaine Matozinhos, vereadora (PTB-BH)
 
“Já aprovaram projetos de minha autoria que garantem cirurgia reparadora para mulheres que foram agredidas por seus companheiros e que garantem vagas nas Umeis (Unidades Municipais de Educação Infantil) para os filhos delas. Criamos a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher e vou apresentar ainda uma proposta de Estatuto da Mulher, reunindo toda a legislação em defesa delas”
 
Deputada Elaine Matozinhos (PTB-MG)
Deputada Elaine Matozinhos (PTB-MG) Foto: Câmara Municipal / Divulgação
 
Marília Campos, deputada estadual (PT-MG)
 
“Promover uma alteração regimental da Casa com um projeto de lei que garanta a participação de uma mulher na Mesa Diretora. Além de conviver com um déficit de representação de mulheres deputadas, tendo em vista que a grande maioria da população é de mulheres, elas não estão nos principais postos de comando da Casa. Na história da Assembleia Legislativa, nunca tivemos uma mulher na Mesa Diretora”.
 
Deputada Marília Campos (PT-MG)
Deputada Marília Campos (PT-MG) Foto: Willian Dias