PGR de Portugal recebe pedido de cooperação do país no âmbito da Lava Jato

Estadão Conteúdo
21/07/2015 às 17:12.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:01

A Procuradoria Geral da República (PGR) de Portugal informou nesta terça-feira (21) que recebeu das autoridades brasileiras pedido de cooperação judiciária internacional, através de carta rogatória. Conforme o comunicado, o pedido se insere no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.

"A Procuradoria Geral da República remeteu esse pedido, para execução ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)", diz a PGR portuguesa, na nota. "A carta rogatória encontra-se em segredo de Justiça, pelo que o seu objeto e diligências realizadas ou a realizar não podem ser divulgados", acrescenta.

A PGR de Portugal informou ainda que existem investigações em curso relacionadas com a Portugal Telecom (PT), "as quais se encontram em segredo de Justiça".

"No âmbito destas investigações, e de outras que venham a revelar-se pertinentes, o Ministério Público não deixa de investigar todos os fatos com relevância criminal que cheguem ao seu conhecimento", diz a nota.

Nesta terça-feira, o jornal Público, de Portugal, publicou reportagem segundo a qual o Ministério Público daquele país está investigando "o envolvimento político" na venda à Telefónica das ações da PT na brasileira Vivo e o cruzamento de posições acionárias com a operadora brasileira Oi, "no qual interveio José Dirceu, o principal rosto do caso Mensalão e agora atingido pela Operação Lava Jato".

"Suspeitas de benefícios financeiros, no valor de várias dezenas de milhões de euros, concedidos a governantes, acionistas e quadros de topo das operadoras podem estar na origem das averiguações", diz o jornal.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por