Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (30), com intenções de voto para o governo de Minas Gerais mostra possibilidade de vitória em primeiro turno do candidato do PT, o ex-ministro Fernando Pimentel. Ele foi apontado como preferido por 45% dos pesquisados, vantagem de 20 pontos sobre o segundo colocado, o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB). Em terceiro aparece Tarcísio Delgado (PSB), com 3% dos votos.

Segundo o Ibope, 10% dos pesquisados declarou voto branco ou nulo e 14% não souberam ou não quiseram informar em quem votarão. Os candidatos Fidélis (PSOL), Professor Túlio Lopes (PCB) e Cleide Donária (PCO) aparecem com 1% da preferência cada, enquanto Eduardo Ferreira (PSDC) não atingiu 1% dos votos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa divulgada ontem mostrou que a maior parte dos candidatos apenas oscilou dentro da margem de erro em relação a levantamento publicado no último dia 23. Na ocasião, Pimentel tinha 44% dos votos, contra os mesmos 25% de Pimenta. Ao contrário do petista que aparece com um ponto porcentual a mais, Tarcísio Delgado oscilou negativamente, pois tinha 4% da preferência do eleitorado. Na pesquisa anterior, 9% dos eleitores votariam em branco ou nulo eram 9%, enquanto os indecisos somavam os mesmos 14%.

Segundo turno

O Ibope também avaliou a possibilidade de um segundo turno entre Pimentel e Pimenta. Neste caso, o petista venceria com 46% dos votos, contra 27% do tucano. Entre os pesquisados, 12% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto neste cenário, enquanto 15% não souberam dizer ou não responderam.

Pela pesquisa, Pimenta da Veiga lidera, ao lado de Fidélis, a rejeição do eleitorado. Eles aparecem com 15% cada, seguidos de Pimentel, com 12%, Tarcísio Delgado, com 10%, Professor Túlio e Eduardo Ferreira, com 9% cada, e Cleide Donária, quem tem 8% de rejeição. De acordo com o Ibope, 25% dos eleitores votariam em qualquer um dos candidatos e 34% não souberam dizer.

O instituto avaliou também a disputa pelo Senado. Neste caso, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 46% das intenções de voto, seguido por Josué Alencar (PMDB), que tem 23%. Margarida Vieira (PSB), Tarcísio (PSDC), Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) aparecem com 1% cada. Edilson Nascimento (PTdoB) não atingiu 1%.

A pesquisa, realizada em parceria entre o Estado e a TV Globo, ouviu 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00164/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 00900/2014.
 

Arte pesquisa Ibope governo de Minas