PMDB mineiro vai ocupar um cargo no primeiro escalão de Dilma

Ana Flávia Gussen - Hoje em Dia
14/03/2013 às 10:35.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:52
 (Renato Cobucci/Hoje em Dia)

(Renato Cobucci/Hoje em Dia)

Depois de seis meses de negociações, o PMDB mineiro teve a confirmação de que vai ocupar um cargo no primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff (PT). Como divulgou o Hoje em Dia em janeiro, o presidente estadual da legenda, deputado federal Antonio Andrade (PMDB), será o novo ministro da Agricultura, ocupando a vaga de Mendes Ribeiro (PMDB-RS).

A presidente Dilma fechou, ontem, em reunião com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), a reforma ministerial para recompor o palanque da eleição de 2014. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta semana.

Procurado, o presidente do PMDB mineiro não foi localizado. Segundo sua assessoria de imprensa, ele está aguardando convite feito pela presidente Dilma.
O PMDB alegava que Minas estava sendo pouco contemplada por Dilma. Nos bastidores, alguns correligionários chegaram a pressionar o governo federal falando em aceitar secretarias no governo mineiro, comandado pelo PSDB, partido do senador Aécio Neves que deve concorrer ao Palácio do Planalto.
Com a nomeação de Andrade, o deputado federal Saraiva Felipe assume a presidência do PMDB. Já na Câmara dos Deputados, quem ocupa a vaga de Andrade é Silas Brasileiro (PMDB), que concorreu sub judice por ser ‘ficha-suja’ mas acabou liberado pela Justiça.

Outro mineiro, o empresário e presidente do PSD regional Paulo Safady Simão (PSD) também foi contemplado com a Secretaria da Aviação Civil.
Sua assessoria disse que ele não havia sido informado oficialmente sobre o assunto. Safady estava na França viajando a negócios.

Reforma

O atual ministro de Agricultura Mendes Ribeiro (PMDB-RS) ainda não definiu seu destino. Ele deve voltar para a Câmara dos Deputados ou assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos, atualmente gerenciada por Moreira Franco (PMDB-RJ). Corre nos bastidores que a volta de Mendes ao Legislativo estaria sendo “dificultada” por aliados de seu suplente, Eliseu Padilha (PMDB-RS). Por outro lado, Moreira Franco assumirá o Ministério do Turismo. Gastão Vieira, atual ministro, fica sem pasta.

O deputado Luciano Castro, ex-líder do PR na Câmara, assumirá o Ministério dos Transportes. Com a mudança, o atual ministro Paulo Sérgio Passos assumirá a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), fica com a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, pasta recém-criada com status de ministério.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por