Com a proximidade das eleições, o quadro sucessório em Montes Claros começa a se desenhar. Um dos primeiros a lançar pré-candidatura à prefeitura, o médico, professor e empresário Ruy Muniz, do Progressistas (PP), é também o primeiro a anunciar o pré-candidato a vice-prefeito. O nome escolhido é o do vereador Ildeu Maia, parlamentar de sete mandatos, todos eles pelo PP, que vem compor a chamada “chapa pura”. 

A convenção do partido, que oficializará as candidaturas, está marcada para 15 de setembro e contará com a presença das principais lideranças do PP e dos partidos aliados, bem como com os pré-candidatos a vereador.

Ildeu Maia nasceu no Distrito de Santa Rosa de Lima, em 1960, e entrou para a política oficialmente em 1992, quando foi eleito com mais de 800 votos, número considerado expressivo quando Montes Claros contava com uma população bem menor. 

“Ildeu Maia é respeitado no meio político e tem trabalhado com afinco pela Montes Claros urbana e rural. Seu trabalho e caráter são as principais credenciais”
Ruy Muniz
Médico, professor e empresário 

De lá para cá, a votação em Maia seguiu de maneira progressiva e ultrapassou os 2 mil votos. Casado com Kátia Regina, Ildeu é pai de duas filhas e conta com o apoio da família na sua caminhada política.

HISTÓRIA

Motorista de ônibus que fazia a linha entre a zona urbana e distritos, Ildeu decidiu ir às urnas para ajudar a resolver as demandas do homem do campo. O primeiro passo na política foi como presidente de associação. Logo depois se candidatou a vereador e foi eleito. 

Hoje está no sétimo mandato e tem a admiração e o respeito de colegas do Legislativo, como os vereadores Sérgio Pereira, também do PP, Valcir Soares (PTB) e o presidente da Câmara, Marcos Nem (PSC). “São 24 anos de convivência e nunca tivemos um problema. Podemos ter até discussões relacionadas à política, divergência de opiniões, mas sempre com muito respeito. Ildeu Maia é um grande companheiro e ser humano. Ele se dedica a trabalhar em benefício das pessoas todo esse tempo. Está preparado”, diz Nem.

PARCERIA

Quando administrou Montes Claros, Ruy Muniz teve Maia como secretário de Agricultura. “Ildeu Maia tem sete mandatos de vereador, sempre pelo PP, nosso partido. Ele é muito respeitado no meio político e tem trabalhado com afinco pela Montes Claros urbana e rural. Seu trabalho e caráter são as principais credenciais para seguirmos juntos nesta parceria”, frisa Muniz. A convenção do PP será virtual e acontecerá em 15 de setembro, a partir das 16h, nos canais dos pré-candidatos a prefeito e a vice.