Quebrada com barra de ferro, urna passa por ‘recauchutagem’

Débora Álvares
09/10/2012 às 10:55.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:56

Um eleitor cujo nome não foi revelado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) quebrou uma urna eletrônica com uma barra de ferro em um colégio eleitoral no Jaçanã, zona norte da capital. Ele foi preso, atrasou a votação na seção e vai demorar ainda mais para conseguir tirar os documentos e arrumar um emprego, motivo que alegou para destruir o equipamento.

Para a "sorte" das outras 23.778 urnas espalhadas pelos 1.962 locais de votação da cidade, nenhuma outra foi "vítima de agressão", como em Jaçanã. Ao contrário, as urnas conseguiram cumprir perfeitamente seu papel.

Cada uma delas teve o teclado apertado cerca de 3.600 vezes - 9 teclas para cada um dos 400 eleitores, em média, da seção eleitoral. Apenas 37 tiveram problemas e foram trocadas. Domingo (7), as urnas deixaram as seções eleitorais e foram repostas nas caixas. Ficarão nos 57 cartórios eleitorais da cidade até a semana que vem, quando o TRE libera o software com os dados do 2.º turno.

Além de atualizar as informações para a disputa final para a Prefeitura, os técnicos de cada zona eleitoral verificarão a parte física do equipamento, fazendo testes nos teclados, verificando se o bip de finalização do voto está audível e a tela, legível.

Os 23.778 equipamentos serão, então, novamente lacrados e encaminhados para mais um dia de votação. A torcida é para que nenhum sofra danos semelhantes à "urna-irmã" de Jaçanã. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por