Valorização da educação e dívida pública são alvo do PCB e do PSOL

Aline Louise - Hoje em Dia
08/08/2014 às 08:22.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:42
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

O candidato a governor de Minas pelo PCB, professor Tulio Lopes, concentrou as energias esta semana em panfletagens nas ruas de Belo Horizonte, priorizando portas de escolas.

Segundo Túlio, é preciso melhorar os salários, condições de trabalho e estabelecer um plano de carreira para os professores, tanto da educação básica quanto do ensino superior estadual. “Estamos apresentando a denuncia, a partir de levantamento da Associação dos docentes da Unimontes, que mostra que o governo de Minas paga o pior salário para os professores das universidades estaduais do Brasil”.

Ainda segundo Tulio, mais da metade dos aprovados em concurso público para trabalhar na rede estadual de ensino, em 2012, não foram nomeados. “Esses servidores estão trabalhando no Estado, com contratação temporária, sem nomeação. Isso demonstra o desrespeito com a educação no Estado”.

Empréstimos

A auditoria da dívida pública de Minas Gerais será uma das propostas defendidas pelo candidato da coligação “Frente de Esquerda Socialista”, Fidelis Alcantara (PSOL).

Segundo ele, a dívida de Minas consome cerca de 40% de toda arrecadação, “fazendo com que o Estado não tenha recursos para realizar as politicas públicas básicas”. O objetivo da auditoria “é levantar as relações contratuais de cada empréstimo, as taxas de juros utilizadas e assim poder avaliar a parte da dívida que já foi paga e aquela que ainda devemos pagar”.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por