Porsche Panamera Sport Turismo: a Perua super poderosa

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
03/03/2017 às 20:52.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:48

O termo “shooting brake” é empregado para peruas derivadas de cupês como, por exemplo, a Mercedes-Benz CLS Shooting Brake, projetada a partir do cupê (quatro portas) CLS. Agora a Porsche leva para o Salão de Genebra, que abre as portas na próxima semana, a “familiar” do Panamera, que apesar das linhas singulares, é considerado pela marca um cupê quatro portas. Sendo assim, shooting brake!

O Porsche Panamera Sport Turismo é um projeto que tem sido burilado ao longo dos últimos cinco anos. O primeiro conceito do carro foi revelado na edição de 2012 da mostra suíça e só agora chega em versão definitiva. Com ele a gama da marca alemã passa a contar com seis modelos, além do lendário 911.

Em relação ao Panamera convencional, o que muda mesmo é a traseira: ganhou porta-malas maior e corte mais vertical da última coluna, como numa perua convencional. Tudo isso para oferecer mais espaço para bagagem, na ordem de 520 litros. 

Poderosa perua
Com cinco versões e opções de motores, a joia da coroa é a versão Turbo. Trata-se da mesma unidade que Panamera e Cayenne utilizam nas configurações topo de linha. O V8 biturbo 4.0 de 550 cv é basicamente o mesmo da prima Audi RS6 Avant (560 cv), mas com 78,6 mkgf de torque, contra os 71 mkgf na perua das quatro argolas. Completa o conjunto a transmissão automatizada PDK de oito marchas e tração integral. Assim como o Panamera Turbo, a máxima gira em torno de 306 km/h.

Apesar dos números impressionantes, a Panamera Sport Turismo Turbo não é a perua mais potente do mercado. Esse título cabe ao Mercedes-Benz E63 S AMG Estate, com seu V8 de 612 cv e 76,4 mkgf, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. No entanto, a máxima é de 290 km/h. E depois dizem que peruas não têm graça.

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