O orkut foi a primeira rede social a prender o mundo à internet. Mas, em 2014, com o sucesso do Facebook, o Google declarou encerradas as atividades da queridinha dos anos 2000, deixando muitos usuários saudosos. Agora, quem não conseguiu acessar aqueles dados que pareciam ter ido embora, pode se alegrar. A gigante de buscas criou o Takeout, uma ferramenta que permite ao usuário baixar dados do histórico da rede.

O orkut já acumula dois anos offline, sem planos para voltar, e deverá sumir definitivamente do mapa até 30 de setembro deste ano, quando se encerra o prazo para que os usuários ainda cadastrados na rede social possam ter acesso a arquivos antigos.

Comunidades, comentários nos famosos "fóruns", fotos, scraps e depoimentos podem ser todos acessados e transformados em um formato de arquivo que é enviado direto no e-mail do usuário.

Ou seja, os que sofreram com o fim daquela que, provavelmente, foi a sua primeira rede social, ainda podem matar a saudade. E os que desejam que tudo o que está lá suma de vez, calma: EsTá ChEgAnDo A hOrA!!!

Clique aqui para acessar o Takeout!

Leia também:
Criador do Orkut lança nova rede social, a 'Hello'