Preço estimula plantio, e safra de girassol cresce 53% em Minas

Bruno Porto - Hoje em Dia
20/04/2013 às 10:48.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:59

A safra 2012/2013 do grão de girassol vai atingir 9 mil toneladas em Minas Gerais e superar em 53,2% a colheita anterior. Usado tanto para a fabricação de óleo como de ração animal, o girassol ganhou atratividade no preço em relação à soja e aumentou sua participação na rotação de cultura dos produtores de soja.

Há dois anos, o município de Coromandel, no Alto Paranaíba, sequer era citado como produtor. Agora, ocupa o topo da lista do Estado, com 41,5% do total. A região favorece o plantio porque tem o escoamento da produção facilitado pela proximidade das indústrias de óleo, localizadas principalmente na região do Triângulo Mineiro.

Os agricultores intensificaram o plantio de girassol estimulados pela alta do preço. A cotação média da tonelada subiu 24% entre a safra anterior e a atual, saltando de US$ 499 para US$ 615.

Outra região produtora, o Triângulo Mineiro tem lavouras espalhadas em 1,3 mil hectares e deve registrar nesta safra uma produção estimada de 2,6 mil toneladas, o que equivale a uma elevação de 35,6% ante a anterior.

Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, a ampliação da rotatividade de culturas também é uma das razões da alta.

“O girassol tem boa produtividade, de 1.500 quilos por hectare, e quando utilizado na rotação junto à soja, diminui a quantidade de fertilizantes necessária”, observou.

As indústrias de moagem também aumentaram a demanda pelo grão, que tem maior valor agregado do que a soja, disse o gerente regional da Emater-MG em Uberlândia, Milton Flávio Nunes. “O município conta com quatro grandes empresas de produção de óleo vegetal. Há, ainda, outras indústrias, em um raio de até 200 quilômetros, que também concorrem na aquisição de girassol, milho e soja”a. O maior valor agregado do girassol está ligado a nutrientes que melhoram a circulação sanguínea e colaboram para combater a gordura abdominal.


http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por