Precursor da ioga no Brasil, Hermógenes morre aos 94 anos

Hoje em Dia
14/03/2015 às 16:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:21
 (Divulgação/Instituto Hermógenes)

(Divulgação/Instituto Hermógenes)

Será cremado neste domingo o corpo de José Hermógenes de Andrade Filho, um dos principais divulgadores da ioga no Brasil. O professor morreu na tarde de sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ele havia completado 94 anos na última segunda-feira (9). A informação de sua morte foi confirmada no final da noite de ontem por Thiago Leão, neto e coordenador do instituto Hermógenes. As razões da morte foram causas naturais, em decorrência da idade.

O velório está programado para este domingo, das 7h às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro. Ao final das homenagens, o corpo de Hermógenes será cremado.

Ioga

Após um diagnóstico de tuberculose avançada aos 35 anos de idade, ainda na década de 60, Hermógenes descobriu os benefícios da ioga para a saúde física e mental, começando um trabalho de estudo e divulgação. Fez doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e conquistou o título de Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine.

Professor Hermógenes escreveu mais de 30 livros sobre ioga e bem-estar, traduzidos em diversas idiomas, dentre os quais se destacam Autoperfeição com Hatha Yoga e Yoga para Nervosos. Já em 1988 foi escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 2000 recebeu a Medalha Tiradente, conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelos benefícios à saúde que suas obras, imbuídas de seu espírito amoroso e sua visão espirtitual sincretista, trouxeram para os brasileiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por