As negociações entre Irã e seis potências sobre o programa nuclear iraniano ainda não chegaram a ponto de um acordo, disse uma autoridade iraniana comentando que as conversas ainda podem se arrastar por dias.

Entretanto, há rumores de um avanço rápido nas negociações. A mídia iraniana informa que o presidente Hasan Rouhani poderia fazer um pronunciamento na noite de hoje.

Há pouco, foi postado na conta oficial em inglês do Twitter de Rouhani o anúncio de um acordo: "#IranDeal é a vitória da diplomacia e do respeito mútuo sobre o paradigma ultrapassado de exclusão e coerção. E este é um bom começo." Entretanto, o tuite foi apagado e substituído pela mensagem: "Se #IranDeal, vitória da diplomacia e respeito mútuo sobre o paradigma ultrapassado de exclusão e coerção. E este é um bom começo."

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, apareceu em sua varanda do hotel em Viena e falou aos repórteres que estava com sono e cansado do trabalho. Questionado se um acordo poderia ser alcançado nesta noite, ele voltou a cabeça para trás e olhou para o céu - um gesto que aparentemente sinaliza não no Irã.

Ao longo do fim de semana, autoridades europeias sugeriram que hoje seria o dia da decisão nas negociações, com ambos os lados afirmando que estavam ajustando os detalhes finais.

Com o atual prazo se esgotando nesta noite, Zarif disse mais cedo que não queria uma extensão da diplomacia, mas que "nós podemos continuar o tempo quer for necessário".

Diplomatas informaram que não há planos imediatos dos ministros europeus de deixar Viena e que as conversas poderiam continuar durante a noite.

A Casa Branca confirmou que o acordo interino poderia ser prorrogado, mas não disse por quanto tempo. Fonte: Dow Jones Newswires.