A 1ª Feira do Empreendedorismo Contábil de Minas Gerais acontece em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na próxima quarta-feira, dia 19, na Faculdade Senac. O evento é promovido pela instituição de ensino em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) e está aberto à comunidade gratuitamente, mediante inscrições antecipadas.

Das 9h às 16h, serão realizadas, no auditório da Faculdade Senac, palestras, workshops e serviços. Os assuntos discutidos são de interesse dos profissionais contábeis, como a reforma trabalhista, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e o Compliance, ferramenta de controle interno que minimiza riscos.

Carolina Oliveira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da faculdade anfitriã, ressalta o protagonismo feminino como tópico de debates. Para ela, a questão é importante neste momento em que o perfil dos profissionais contábeis passa por transformação.

Hoje, a profissão, que já foi completamente masculina, é ocupada por 43% de mulheres, conforme dados de Carolina. Ela ressalta ainda que, em 2009, as turmas de calouros no curso de Contabilidade eram formadas por 70% de homens e 30% de mulheres e, atualmente, a realidade é o inverso disso.

Outro avanço na representação de mulheres contadoras, na opinião da professora universitária e líder de um grupo de empreendedorismo feminino ligado ao CRC, foi a eleição de Rosa Maria Abreu Barros para presidir o Conselho. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo. 

A palestra “A mulher contábil no mercado de trabalho” abre a programação. Ao mesmo tempo acontecem discussões simultâneas, em outros ambientes, sobre o eSocial e um Workshop abordando inovações na área contábil.

Outros temas tratados no evento são marketing digital, comportamento visual no ambiente corporativo, contratos de prestação de serviços em contabilidade, regras de etiqueta à mesa, autoestima e motivação para sucesso profissional. 

Haverá ainda oferta de serviços contábeis gratuitos à comunidade, pelos estudantes da instituição com orientação de professores. Na ocasião, serão disponibilizadas senhas, e o atendimento se dará por ordem de chegada.
Inscrições para a Feira do Empreendedorismo Contábil devem ser feitas com antecedência pelo site www.crcmg.org.br. As vagas são limitadas.

SERVIÇO
Feira do Empreendedorismo Contábil
Data: quarta-feira (19)
Horário: das 9h às 16h
Local: Auditório da Faculdade Senac –Campus Contagem (Rua Paineiras, 1300 – Eldorado)
Inscrições: www.crcmg.org.br