Quase 5 mil pessoas já se candidataram às 116 vagas oferecidas pelo governo do Estado por meio do programa Transforma Minas, que está completando dois meses e vai selecionar profissionais para posições estratégicas e cargos de liderança. As informações são da Agência Minas.

Lançado em 8 de março pelo governador Romeu Zema (Novo), o Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências havia recebido, até 3 de maio, 4.543 inscrições.

Ao longo do ano, o governo vai selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento nas administrações direta e indireta, em diversas áreas, como educação, saúde, desenvolvimento social, meio ambiente, controladoria e fazenda. A proposta do programa é inovar a gestão de pessoas no setor público por meio de estratégias internacionais.

"É um modelo mais completo de seleção e avaliação profissional, pois engloba não só os conhecimentos técnicos e a formação dos candidatos, mas também sua capacidade de liderança de equipes, resolução de conflitos e proposição de soluções”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy. 

Oportunidades

Das 116 vagas disponibilizadas até agora, 106 são voltadas a funções de chefia e coordenação em unidades regionais, com oportunidades nas secretarias de Estado de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Social. O Transforma Minas envolveu até agora oito órgãos do governo. 

Completam a lista as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Prodemge.

Cinco posições estratégicas ainda estão com inscrições abertas: quatro subsecretarias subordinadas à Seplag (de Tecnologia da Informação e Comunicação; de Gestão Logística; de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto; e de Gestão e Apoio a Políticas Estratégicas) e a vaga de diretor administrativo-financeiro da Prodemge. 

As inscrições terminam nos dias 13 e 17 de maio, e devem ser feitas pelo site transformaminas.mg.gov.br. </CW><CW-35>As primeiras nomeações dos selecionados deverão ser publicadas no fim de maio.