O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lançou ontem a pré-candidatura do ex-prefeito Marcio Lacerda, do mesmo partido, ao governo de Minas. Siqueira esteve em Belo Horizonte para participar da filiação do deputado federal George Hilton ao PSB. Durante o evento, realizado na Assembleia Legislativa, militantes aclamaram Lacerda aos gritos de “governador”.

A corrida pelo Palácio da Liberdade ocorre apenas no próximo ano, porém, em 2017 as legendas começam a sondar aliados, montar estratégias e definir os pré-candidatos.

Lacerda já havia informado ao Hoje em Dia, no ano passado, que pretende concorrer ao cargo, não descartando ainda a possibilidade de ser lançado a uma vaga ao Senado.

Desde que deixou a administração municipal, o pessebista tem uma constante agenda de encontros políticos e visitas a cidades do interior. Ele ocupa o cargo de presidente da Frente Nacional dos Prefeitos.

Disputa

Além de Lacerda, a disputa pelo Palácio da Liberdade contará também com o governador Fernando Pimentel (PT), que tentará a reeleição. Nos bastidores, ele estaria planejando oferecer a vaga de vice na chapa ao presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, integrante da ala do PMDB que dá sustentação ao governo petista.

Pelo PSDB, o quadro ainda está incerto. Fontes ligadas às articulações apostam que o candidato pode ser o ex-deputado estadual Dinis Pinheiro, já que o senador Antonio Anastasia não teria demonstrado interesse pelo retorno ao cargo.