O PTdoB anunciou neste sábado (30) a pré-candidatura de Luis Tibé à prefeitura de Belo Horizonte. É a primeira vez que o parlamentar disputa a corrida eleitoral pela prefeitura da capital. Acompanhado de vereadores de BH, o partido e outras 6 legendas (PRP, PTC, PEN, PSL, PPL e Solidariedade) ainda lançaram outros 360 pré-candidatos a vereador. “Nós estamos com arco de aliança entre esses sete partidos e o um nome para compor chapa como vice deverá vir de dentro dessa aliança”, declarou Luis Tibé, que é presidente nacional do PTdoB.

Leia mais:
Tempo de TV é moeda entre partidos em Belo Horizonte
Marcio Lacerda vetou Délio Malheiros, diz Domingos Sávio
 

Segundo estimativas da assessoria de imprensa do PTdoB, cerca de 5 mil pessoas participaram do evento. Questionado sobre a possibilidade de integrar uma outra aliança como vice, Tibé disse que tal composição não aconteceria em “hipótese nenhuma” e ressaltou que sua pré-candidatura foi definida “pelas bases da cidade”. “Todos os partidos estão alinhados com as pessoas para ouvir a população. As futuras propostas serão fundamentadas ouvindo a população. Nossa maior obra será ouvir as pessoas”, declarou Tibé.

O pré-candidato do PTdoB ainda contou que em  pesquisas internas do partido seu nome aparece em terceiro sobre a intenção de voto em Belo Horizonte. “Estou com 7% das intenções de voto. Em primeiro vem o João Leite (PSDB), seguido do Alexandre Kalil (PHS)”, afirmou Tibé.

Segundo Tibé, a aliança fechada entre as 7 legendas tem 1'20 de tempo de televisão. Esse tempo de exposição na TV e no rádio pesam na corrida eleitoral de 2016, já que a campanha eleitoral foi reduzida de 45 para 35 dias. O tempo exato de cada partido na televisão será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral após 15 de agosto.

Histórico

Luis Tibé foi eleito vereador em Belo Horizonte em 2008 com 6.848 . Na Câmara Municipal presidiu a Comissão de Administração Pública. Em 2010, foi eleito para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, com 58.677 votos, sendo reeleito em 2014, com 114.948 votos. Belo-horizontino, advogado e empresário, nasceu no bairro Concórdia, região Nordeste da capital. Herdou do pai, Tibelindo Soares Resende – um dos fundadores do PTdoB, criado em 1989 –, o apelido, Luis Tibé, e o gosto pela política.