Oficialmente, o Carnaval começa no próximo sábado, dia 14, tem seu auge na terça-feira, dia 17, e se encerra na Quarta-Feira de Cinzas, 18 de fevereiro. Mas muita gente consegue escapar um ou dois dias antes, ou estender o feriado até o final da semana, para ter mais dias de festa – ou descanso, dependendo do objetivo de cada um.
 
O Ministério do Turismo tem a expectativa de que 6,8 milhões de turistas circulem pelo Brasil de 13 a 18 de fevereiro, deixando uma potencial receita de R$ 6,6 bilhões (em 2014, foram 6,6 milhões de turistas, com gastos em torno de R$ 6,1 bilhões).
 
O Estado do Rio de Janeiro volta a ser o destino preferido dos turistas. A capital e os municípios de Búzios, Cabo Frio, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty deverão receber 1,3 milhão de visitantes.
 
São Paulo deverá ser o segundo Estado mais procurado pelos viajantes neste Carnaval (foi o primeiro no ano passado, superando o Rio de Janeiro), com 989 mil turistas sendo aguardados para chegar na capital, Santos, Guarujá, Ubatuba e Ilhabela.
 
Pernambuco está em terceiro lugar nas previsões do Ministério, com expectativa de 871 mil visitantes se espalhando entre Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas.