Os cartórios eleitorais de Santa Luzia, Vespasiano e São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficarão abertos neste fim de semana para atender eleitores que precisam fazer o recadastramento biométrico, mas não podem comparecer aos locais de atendimento ao longo da semana. Nessas cidades, a biometria passa a ser obrigatória na próxima eleição, no ano que vem.

Em Santa Luzia, o atendimento acontece na 312ª Zona Eleitoral (avenida Brasília, 1.067, bairro São Benedito) e na Central de Atendimento ao Eleitor (praça Getúlio Vargas, 61, bairro São João Batista), neste sábado (29), das 8h às 12h.

Em Vespasiano e São José da Lapa, o atendimento será realizado no domingo, das 13h às 17h. Na primeira cidade, os eleitores podem comparecer à 311ª Zona Eleitoral (rua João Barbosa Fonseca, 58, São Damião), enquanto em São José da Lapa um posto itinerante estará estacionado na rua Idalina Alves, 160.

Para fazer o recadastramento biométrico, basta comparecer a um cartório eleitoral, central ou posto de atendimento levando documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. Não são aceitos a carteira de habilitação e o novo passaporte. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).

Em 156 municípios mineiros, a biometria será obrigatória pela primeira vez em 2020. Nesse grupo, há 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Ibirité, Mário Campos, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano. Na capital mineira, a biometria ainda não é obrigatória. 

O horário de funcionamento dos cartórios, centrais e postos é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h. Para se evitar filas, o atendimento pode ser agendado no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148), mas os eleitores também podem ser atendidos por ordem de chegada.