Responsável pela expansão do metrô de BH passará por auditoria

Bruno Moreno - Hoje em Dia
04/02/2015 às 08:03.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:54
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Envolvida em polêmicas sobre o início da expansão da rede de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que nunca começa, a Metrominas terá as contas auditadas. A medida foi aprovada na última sexta-feira, em assembleia extraordinária do Conselho de Administração que ainda escolheu como presidente interino da estatal o secretário de Transporte, Murilo Valadares.
A Metrominas é responsável pela implantação das linhas 2 (Calafate/Gameleira) e 3 (Lagoinha/Savassi). Atualmente, a Linha 1 (Eldorado/Vilarinho) está sob responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do governo federal.
No ano passado, os governos estadual (PSDB) e federal (PT), adversários políticos, travaram uma batalha de informações em função dos motivos da demora da expansão do metrô da capital. A Metrominas afirmava que havia enviado os projetos completos ao governo federal que, por meio do Ministério do Planejamento, disse que os projetos continham lacunas.
Ainda falta a assinatura de convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Metrominas e o Ministério das Cidades para que os projetos de engenharia das linhas 2 e 3 possam ser contratados.
Articulação
Na última segunda-feira, o prefeito Marcio Lacerda se reuniu com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, para tentar destravar a expansão do metrô. Kassab já havia se reunido com o governador Fernando Pimentel, no mês passado, quando foi discutida a situação do metrô da capital.
O prefeito pediu ao ministro que criasse uma comissão para agilizar os processos. “Sugeri que o mais rápido possível houvesse um grupo técnico trabalhando, representando os governos federal, estadual e municipal, e que se revisassem os projetos e que se definisse o modelo de edital. É preciso resolver a questão da transferência da linha 1 para a Metrominas. É um assunto trabalhoso, delicado e, assim que os recursos estiverem disponíveis, esta licitação será colocada no mercado”, explicou.
A expansão do metrô será feita em duas fases. A primeira por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, em que a linha 1 será estendida até o bairro Novo Eldorado, em Contagem. A segunda, que contempla a construção das linhas 2 e 3, está inserida no Pacto da Mobilidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por