Revistas francesas terão de indenizar ex-chefe do FMI por fotos com mulher

AFP
30/10/2012 às 18:36.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:43
 (Miguel Medina/AFP)

(Miguel Medina/AFP)

PARIS - As revistas Closer e VSD foram condenadas nesta terça-feira (30) pelo tribunal de Paris a pagar um total de 38 mil euros de indenização por danos morais para Dominique Strauss-Kahn e uma mulher descrita como sua nova namorada, por terem publicado fotos mostrando os dois juntos no início de setembro.

Em processos sumários (procedimento de emergência), a juíza condenou a VSD a pagar 8 mil euros em danos morais para o ex-chefe do FMI e 15 mil euros para Myriam Aouffir. Da mesma forma, a Closer foi condenada a pagar 5 mil euros a DSK e 10 mil euros a L'Aouffir. Com isso, a justiça reconheceu a invasão de privacidade e o direito de imagem dos autores da queixa.

Segundo a decisão da juíza, a VSD "excedeu claramente os limites da liberdade de expressão", considerando que a revista não pode "reparar o dano resultante da retransmissão das informações por vários meios de comunicação e das redes sociais". Ela ressaltou ainda que esta revista foi "a primeira a relatar o caso".

Esta decisão pode não se sustentar, como argumenta a VSD, que afirma que Aouffir e DSK "não poderiam ignorar o fato de que essa relação seria revelada ao público", e que, portanto, "claramente assumiram o risco" de que as fotos pudessem ser tiradas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por