Rio de Janeiro, Salvador e Recife fazem as festas mais populares do Brasil

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
24/01/2016 às 13:08.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:08
 (Marcos de Paula)

(Marcos de Paula)

Daqui a pouco mais de uma semana, não vai se falar em outra coisa aqui no Brasil: já vai ser Carnaval. Muitos mineiros vão pegar a estrada ou o avião para curtir a festa no Rio, em Salvador ou em Recife, palcos de nossas maiores e mais populares festas, famosas em todo o mundo.

Na Cidade Maravilhosa, a festa do Carnaval tem dois mundos distintos: o do Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, onde desfilam as escolas de samba, e os blocos caricatos, que arrastam milhares de foliões pelas ruas, em vários bairros da cidade.

Os desfiles do Grupo Especial acontecem no domingo e na segunda de Carnaval (7 e 8 de fevereiro), sempre a partir das 21h30.

No domingo, desfilam, na sequência: Estácio de Sá, União da Ilha, Beija-Flor, Grande Rio, Mocidade e Unidos da Tijuca.

Na segunda, desfilam: Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz e Mangueira.

E no sábado, dia 13, acontece o Desfile das Campeãs, com as seis primeiras colocadas do concurso.

Luxo em Copa

Referência internacional de hotelaria de luxo, o Belmond Copacabana Palace ainda tem pacotes para o período do Carnaval, com preços que vão de R$ 13.200 (apartamento duplo, com vista para a cidade) a R$ 52.800 (penthouses do famoso sexto andar), que podem incluir ingressos para o famoso Baile de Gala do hotel.
Site: www.belmond.com/pt-br/
Reservas: (21) 2545-8787.

Atrás do trio elétrico em Salvador e pulando frevo em Recife e Olinda

No Rio, o Carnaval é comemorado na Marquês de Sapucaí e, principalmente, nas ruas dos bairros, com o povo seguindo os blocos mais famosos. Já em Salvador e em Recife, a festa é caracterizada por multidões se aglomerando nas ruas, atrás de trios elétricos e blocos.

Em Salvador, quem comanda a festa, historicamente, são os trios elétricos, que já têm seus circuitos definidos há décadas, como o Campo Grande e o Barra/Ondina. Tem também o circuito do Centro Histórico, conhecido como Circuito Batatinha. Ao todo, entre trios, escolas, blocos e agremiações, são mais de 200 entidades carnavalescas, três circuitos de desfiles de trios e ainda dezenas de camarotes particulares.

Uma particularidade do carnaval soteropolitano é a presença de grandes nomes da música baiana e da MPB de maneira geral, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Caetano Veloso, que quase todo ano batem ponto em cima dos trios.

Bonecos pernambucanos

Em Recife e na histórica Olinda, logo ao lado, o carnaval acontece em torno dos desfiles dos grandes blocos carnavalescos, alguns deles centenários.

O mais conhecido é o Galo da Madrugada, que figura no Livro Guinness de Recordes como o maior bloco de rua do mundo, com mais de 2 milhões de seguidores.

A maior parte dos desfiles dos blocos começa nas ladeiras centenárias de Olinda e descem para Recife. O frevo e o maracatu, ritmos típicos pernambucanos, formam a trilha sonora oficial e quase obrigatória.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por