BERLIM - O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, propõe envolver todos os países membros na reforma de seus sistemas de aposentadorias de acordo com a expectativa de vida, em uma entrevista publicada neste domingo (24) pelo jornal alemão Welt am Sonntag.

"Podemos dar recomendações à União em seu conjunto, de tal maneira que exista uma relação entre a idade de aposentadoria e a expectativa de vida", explica Van Rompuy.

"Podemos comprometer os 27 países membros a reformar seus sistemas de aposentadorias em um tempo determinado e em conformidade com um objetivo fixado", acrescentou.

O presidente da UE disse que é crucial "não apenas fazer recomendações, para que, no prosseguimento, cada um faça o que quiser", mas "fazer algo de maneira obrigatória".

"Este é um dos pontos que vamos discutir nos próximos meses e temos a intenção de colocar algo a respeito na mesa de negociações durante o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira", disse.

Nos dias 28 e 29 de junho se reúne em Bruxelas uma cúpula europeia crucial de chefes de Estado e de Governo para tentar encontrar soluções para a crise na Eurozona.