A Sabesp estendeu aos municípios que fazem parte das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, localizados na área de influência do Sistema Cantareira, a multa pelo consumo maior de água. A tarifa extra será aplicada aos usuários cujo consumo mensal ultrapasse a média apurada no período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Terá 40% de acréscimo sobre o valor da tarifa, aplicável à parte do consumo de água que exceder até 20% da média. Já os usuários que ultrapassarem mais de 20% da média, o acréscimo será de 100%.

Os municípios onde os usuários também estarão sujeitos à multa pelo consumo excessivo de água são Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morumgaba e Paulínia. Serão multados aqueles usuários inclusive que tenham contratos de demanda firme.

A exceção são os que têm consumo mensal de água menor ou igual a 10 metros cúbicos, além de hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção, e os centros de atendimento da Fundação Casa. A multa vigorará até 31 de dezembro de 2015.