'Santinhos' de candidatos sujam ruas de Belo Horizonte

Hoje em Dia
05/10/2014 às 12:40.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:28
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Neste domingo de eleição, Belo Horizonte amanheceu repleta de "santinhos" com nomes e propostas de candidatos espalhados pelo chão de ruas e calçadas. Por causa disso, quem apareceu para votar nas suas seções, além de ter o cuidado na hora de escolher seu candidato, precisou ter cuidado para não se machucar. A ação descumpre a determinação da Justiça Eleitoral para que os candidatos não realizassem o derrame de panfletos. A candidatura que for flagrada jogando papéis sofrerá ações da Justiça.

No bairro Brasileia, em Betim, Maurício Henrique Andrade de Oliveira, de 24 anos; e Wallaf Pereira Santos, 19 anos; foram flagrados e detidos pela Polícia Militar depois de jogarem santinhos dos candidatos à deputado federal, Jô Moraes (PC do B) e governador Fernando Pimentel (PT). Em São Carlos, interior de São Paulo, uma idosa fraturou a perna em frente a uma escola ao escorregar nos "santinhos". Em 2012 uma mulher de 64 anos morreu depois de escorregar em "santinhos" espalhados pelas ruas de Bauru, interior de São Paulo e fraturar a bacia.

Em algumas cidades do país candidatos e cabos eleitorais podem ser presos e punidos por crime ambiental e sofrer ações com base na Lei Eleitoral se forem pegos sujando a cidade. Em Londrina, no Paraná, por exemplo, a Promotoria do Meio Ambiente assegura que quem for flagrado sujando a cidade pode ser multado em pelo menos R$ 5 mil e até R$ 50 milhões, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.


Se você flagrou a sujeira feita pelos candidatos compartilhe imagens e relatos na nossa página do Facebook

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por