Saveiro ‘CD’: Uma caçamba para o Gol duas portas

Marcelo Ramos
miramos@hoeemdia.com.br
10/06/2016 às 19:32.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:50
 (VW)

(VW)

Picapes leves sempre tiveram um bom mercado no Brasil. Afinal, não se deslocam bem dentro da cidade, têm custo de manutenção baixo, por derivarem de modelos populares, e preços muito mais em conta que o de uma picape média. Mas as “picapinhas” sempre tiveram uma pedra no sapato: eram totalmente inadequadas para uso familiar, uma vez que só permitiam levar um passageiro além do motorista.

Ainda na década de 1980, algumas transformadoras bem que tentaram ampliar a lotação duplicando a cabine em transformações, que eram verdadeiras armadilhas em caso de acidente. A Volkswagen só chegou a uma solução em 2014, cerca de seis anos após a Fiat ter lançado a primeira versão cabine dupla da Strada.

O modelo acabou de ser reestilizado e passou a ter pacote de conteúdo mais farto, que garante a comodidade de um automóvel de passeio, com a praticidade da caçamba, capaz até mesmo de provocar reencontro com aquele primo sumido, que precisa carregar uma máquina de lavar. 

No uso cotidiano a Saveiro se porta como um Gol ou Voyage. Seu motor 1.6 de 104 cv não é referência em performance, mas tem boa oferta de força em baixa rotação, quesito indispensável para quem precisa rodar carregado, principalmente em cidades cheias de ladeiras como Belo Horizonte. 

A boa opção de conteúdos também agrada, a picape pode ser equipada com itens como módulo multimídia com navegador GPS, sensor de ré com mostrador gráfico, leitor de CD, MP3, Bluetooth para telefone celular e sistemas de espelhamento Apple Car Play e Android Auto. Mas o custo do mimo não sai por menos de R$ 2.116.

Classe econômica

Comparado a seus irmãos de passeio, a Saveiro “CD” é um Gol duas portas, sendo necessário rebater os bancos dianteiros para acesso ao assento traseiro. Este, por sua vez, resolve o problema da lotação, mas devido à inclinação do fundo da caçamba, tem encosto praticamente em 90°, o que torna trajetos longos um martírio. 

O assento elevado devido à estrutura que abriga o tanque de combustível impede que os baixinhos firme pés no assoalho e os mais altos viajam com os joelhos relando nos rins de quem vai à frente. No entanto, para quem tem filhos pequenos e um sítio é uma opção segura, legal e mais barata do que manter dois carros na garagem.

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