Se você pensa que a pequena e simpática Monte Verde, numa paisagem típica da Serra da Mantiqueira, é uma boa sugestão só para a temporada de inverno, está enganado (a).

Monte Verde é uma boa escolha em qualquer época do ano, pela sua variedade de atrações, seu bucolismo, sua fama de ser um pedaço da Suíça implantado nos confins de Minas Gerais, bem perto da divisa com São Paulo.

Há várias definições para Monte Verde: destino mais romântico do Brasil e o preferido pelos casais em lua de mel (a maioria de Belo Horizonte); a cidade dos chocolates artesanais, dos bons queijos, dos doces cristalizados e das compotas; o melhor lugar em Minas para se comer um rodízio de fondues.

Se no inverno Monte Verde atrai visitantes pelas degustações de vinhos, fondues e pratos bem elaborados de seus restaurantes típicos, e pelos chalés e pousadas com lareira acesa todas as noites, nas outras estações do ano ela seduz os turistas pelo charme de suas lojas de artesanato; pelas cervejas artesanais do Fritz; pelas lojas de chocolates finos e cachaças vindas de fazendas próximas.

Pode-se acrescentar ainda: as pechinchas na compra de malhas, agasalhos de lã, acessórios e brinquedos; e pela boa qualidade de seus queijos, compotas e doces cristalizados, que estão entre os melhores de Minas.


Destino favorito

Mesmo sem ser sede de um município, o que já merece há muitos anos – porque continua sendo distrito de Camanducaia, na margem esquerda da rodovia Fernão Dias, rumo à fronteira de São Paulo –, Monte Verde tem prestígio consolidado como um dos principais destinos turísticos de Minas, para os próprios mineiros.

É por isso que, mesmo estando a 499 quilômetros de distância da capital de MG, ela continua recebendo um grande número de visitantes procedentes da capital e sua Região Metropolitana.

Monte Verde está a 167 quilômetros da capital paulista e 206 quilômetros de Campos do Jordão. Entre as cidades mineiras próximas, estão Itajubá, Três Corações, Varginha e Pouso Alegre. Sua rede de pequenos hotéis e charmosas pousadas é um dos principais destaques do turismo mineiro, e a Estalagem Wiesbaden é uma de suas mais importantes referências de qualidade.

Vamos ver, então, o que Monte Verde tem para nos oferecer.

Leia mais na Edição Digital do Hoje em Dia.