Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lança campanha para explicar 'doença do silicone'

Maria Amélia Ávila
mvarginha@hojeemdia.com.br
17/04/2021 às 15:40.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:43
 (Divulgação)

(Divulgação)

A sociedades brasileiras de Cirurgia Plástica (SBCP) e de Reumatologia (SBR), lançaram a campanha “Mitos e Verdades” para explicar o que é a chamada 'doença do silicone'.

O cirurgião plástico e membro da SBCP, Pedro Bersan, diz que é um termo não técnico, que se refere a uma síndrome que tem sido relacionada às próteses de silicone, entre outros materiais, que é a Síndrome ASIA, uma doença autoimune.

Segundo o médico, os riscos de um implante mamário são os mesmos de qualquer outro tipo de cirurgia. Mas existem casos de reação inflamatória do organismo em relação à prótese. Os implantes devem ser monitorados sempre, e é já não existe mais a recomendação de troca a cada 10 anos por conta dos materiais utilizados na fabricação.

Pedro Bersan afirma que, hoje, as próteses têm um gel de silicone mais coeso, sem risco de vazamento. Se houver qualquer problema, existem tratamentos apropriados.     

Sobre o aumento do número de mulheres que estão fazendo cirurgia para a retirada da prótese mamária com medo de desenvolver a Síndrome ASIA, o cirurgião plástico acredita que não é uma medida que deve ser tomada com frequência, já a doença é rara, mas depende da vontade de cada paciente.

Acompanhe a entrevista na íntegra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por