Sonda indiana entra com sucesso na órbita de Marte

AFP
25/09/2014 às 09:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:21
 (ISRO - Indian Space Research Organisation/Facebook/Divulgação)

(ISRO - Indian Space Research Organisation/Facebook/Divulgação)

A sonda indiana Mangalyaan entrou com sucesso na órbita de Marte nesta quarta-feira (24). O feito coloca a Índia no clube de elite dos exploradores do planeta vermelho, ao lado de Estados Unidos, Rússia e Europa, que já possuem missões em Marte.

Essa também é a primeira vez que uma missão ao planeta obtém sucesso logo na primeira tentativa – 23 das 51 incursões a Marte falharam, incluindo os esforços do Japão, em 1999, e da China, em 2011.

Lançada da Terra em 5 de novembro, a sonda percorreu 670 milhões de quilômetros em 300 dias. Com tecnologia produzida internamente e orçamento baixo — de cerca de 75 milhões de dólares —, a Mangalyaan vai estudar o sistema climático marciano e o que ocorreu com a água que, acredita-se, já existiu em grandes quantidades no planeta.

O satélite também vai vasculhar a atmosfera de Marte para tentar encontrar Metano, um dos principais químicos responsáveis pelo processo de criação da vida na Terra.

A sonda captou a primeira imagem do planeta vermelho. Fonte: ISRO - Indian Space Research Organisation

Celebração

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi acompanhou a entrada da Mangalyaan na órbita de Marte no centro de controle do Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) e comemorou o êxito da missão dizendo que o país alcançou o que era "quase impossível".

"As probabilidades estavam contra nós. Das 51 missões que se lançaram até agora apenas 21 tiveram sucessos. Nós conseguimos", celebrou. A Nasa, agência espacial americana, parabenizou os indianos pelo êxito.

Dona de um dos programas espaciais mais ativos do mundo, com mais de 100 missões realizadas desde sua fundação, a Índia enviou em 2008 sua primeira sonda lunar e tem planos para lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por