Startup: modelo de negócio que os investidores estão de olho

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
24/03/2017 às 20:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:52

Um dos negócios mais promissores da atualidade são as startups. Elas têm chamado a atenção de investidores e futuros empresários por apresentar soluções que possam ser repetitíveis – produção em escala ilimitada – e escaláveis – crescer sem ter que interferir no modelo de comércio. Além disso, muitas vezes, apresentam baixo custo de manutenção.

Segundo a Associação Brasileira de Startups (AbStartup), o Brasil conta com 4216 startups cadastradas, sendo que 365 estão situadas em solo mineiro. A expectativa é que, em 2017, haja um crescimento de 30% na abertura dessas empresas.

Quem se aventura nesse tipo de negócio tem que assumir riscos e ser ousado. “As empresas estão descobrindo que as grandes inovações não são feitas exclusivamente dentro dos escritórios. As startups se apresentam como soluções, porque são criadas com um custo muito baixo e têm agilidade para definir e experimentar o produto antes que ele entre no mercado. É uma gestão em que as pessoas erram muito, mas esses erros são rapidamente corrigidos”, explica Fábio Veras, gestor do programa Fiemg Lab, que apoia projetos de startups e viabiliza sua aceleração.

Na edição deste ano, 100 projetos de 12 países foram selecionados e passam por avaliações para receber aporte da instituição, apoiada pelas grandes empresas. Cinco equipes chegarão à final do programa.

365startupsestão em Minas, segundo a AbStartup. a entidade acredita que até 2035 esse tipo de negócio represente 5% do pib


Outro passo importante para se aventurar no mundo das startups é conhecer o mercado e os concorrentes, buscar feedbacks e avaliar bem o problema real antes de comprometer um grande investimento de tempo ou dinheiro. “Uma boa ideia sozinha não é suficiente para alavancar um negócio. São necessárias técnicas que transformem a ideia em realidade. Além disso, muitos dos empreendedores têm perfis nas principais redes sociais e, compartilhar seus pensamentos nesses canais pode ser uma boa fonte de troca de conhecimento”, frisa João Pedro Resende, CEO e fundador da Hotmart.

A empresa criou o Hotmart Academy, curso online e gratuito voltado para o desenvolvimento de novos empreendedores digitais. A ideia é ajudar empreendedores em suas jornadas rumo à construção de um negócio digital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por