Superesportivos e jipões ‘verdes’ são destaques no Salão de Paris

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
05/10/2014 às 08:01.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:28
 (MIGUEL MEDINA/AFP)

(MIGUEL MEDINA/AFP)

O Salão de Paris abriu suas portas apresentando novidades dos setor automotivo e conceitos que irão ditar os caminhos da indústria nos próximos anos. Mais uma vez, soluções em busca de eficiência energética tiveram grande destaque na mostra, como o conceito Asterion LPI-910-4, da Lamborghini, que une o V10 5.2 litros de 610 cv do Huracán a três unidades elétricas. A soma disso gera 910 cv. A marca promete consumo médio de 23,8 km/l. Destaque para o nome do cupê, que pela primeira vez não faz menção a um touro de briga, mas a um minotauro. A justificativa está justamente no hibridismo, uma vez que a besta mitológica era um homem com cabeça de touro.


Já a Volkswagen abriu mão de um motor elétrico, mas resolveu adotar uma unidade de motocicleta no XL Sport. Assim, tomou emprestado o propulsor 1.200 cc de 200 cv da Ducati 1199 Superleggera e instalou no leve esportivo de 890 kg. Segundo a VW, o XL atinge a máxima de 270 km/h. Volvo e Porsche também trouxeram novidades em motorização híbrida. Mas instalados em seus utilitários-esportivos (SUV) XC 90 e Cayanne.


E o que vem para o Brasil? Bom, nem tudo o que está em exibição desembarcará por aqui. Mas entre os modelos que já estão com passaporte carimbado aparecem Jaguar XE, Land Rover Discovery Sport, Mercedes-Benz C 63 AMG e BMW Série 2 Convertible. A vinda do Golf Variant, sucessor do Jetta Variant, que foi vendido no mercado brasileiro, é uma incógnita já que a perua teve pouca demanda por aqui.


Superesportivos


Como todo salão que se preze, não podem faltar superesportivos. A Ferrari levou o 458 Speciale Aperta, que o leitor conheceu na edição passada. Já a Mercedes-Benz trouxe o belíssimo AMG GT, que também antecipamos. Os ingleses da Aston Martin levaram a edição Carbon Black do Vanquish, que adota detalhes em preto, poupando apenas as pinças de freio. Sob o capô, o V12 5.9 litros de 576 cv não sofreu alterações.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por