Telecomunicações lideram reclamações no Procon nos primeiros seis meses de 2019

Da Redação
02/07/2019 às 06:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:21
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Mais de 28% das reclamações registradas no Procon Assembleia são relativos a serviços de telefonia celular e fixa e de combos que incluem, também, TV a cabo e internet. Os números de atendimentos referentes ao primeiro semestre de 2019 foram divulgados nessa segunda-feira (1º).

O setor de telefonia fixa e móvel ficou com 416 das 2.789 queixas anotadas pelo Procon. Já os combos tiveram 378 reclamações. Ambos estão nos dois primeiros lugares da lista dos dez assuntos mais reclamados. Cartão de crédito e empréstimo consignado aparecem no quarto e quinto lugares.

De acordo com os dados informados pelo Procon, na comparação com igual período de 2018, as reclamações para os líderes do ranking cresceram. Em telefonia, o percentual subiu de 12,03% para 14,92%. Da mesma forma, o “combo” passou de 11,38% para 13,56%.

Confira o ranking de reclamações por assunto:

1º Telefonia celular e fixa: 416 (14,92%)
2º Combo (telefonia, TV por assinatura, internet): 378 (13,56%)
3º Cartão de crédito (incluindo acordos): 219 (7,86%)
4º Empréstimo consignado e pessoal: 176 (6,32%)
5º Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: 161 (5,78%)
6º Aparelhos telefônicos: 126 (4,52%)
7º Companhias aéreas/passagens aéreas: 66 (2,37%)
8º Estabelecimentos de ensino: 65 (2,33%)
9º Móveis, armários, cozinhas planejadas: 58 (2,08%)
10º Editoras (revistas, jornais, assinaturas): 54 (1,94%)

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